terça-feira, 20 de julho de 2010

Ordenação do Pe. José António Carneiro


No domingo 18 de Julho foram ordenados cinco padres da arquidiocese de Braga na Cripta do Sameiro, repleta que nem um ovo. Um dos novos presbíteros, José António Carneiro, encontra-se a trabalhar na Unidade Pastoral de Águeda e por cá vai ficar pelo menos durante mais um ano segundo anunciou o Presidente da Conferência Episcopal, D. Jorge Ortiga, que presidiu à Cerimónia e que, no final, deu a conhecer o destino dos novos sacerdotes.

Nesta mesma celebração, que contou com a presença de sete bispos, centenas de padres, uma dezena de diáconos e com mais de cinco mil pessoas - a maioria de pé por não haver lugares disponíveis - foram também ordenados dois diáconos da Ordem dos Franciscanos estando também presente o respectivo Responsável Provincial (Padre Víctor Milicias).

A cerimónia decorreu na cripta da Basílica do Sameiro, foi presidida pelo arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, concelebrada pelos Bispos auxiliares de Braga e ainda por outros prelados, nomeadamente o Bispo de Aveiro, Dom António Francisco dos Santos que lá se deslocou também por causa do Diácono José António a trabalhar em Águeda.

Águeda também se representou na cerimónia de uma forma condigna enchendo nove autocarros e levando muita gente em carros particulares. Mais de meio milhar de aguedenses terão estado no Sameiro, o que é surpreendente!

Para além do Bispo da Diocese Aveirense e do Chanceler da Cúria diocesana, Padre Alberto Nestor, marcaram presença no Sameiro, o Arcipreste de Águeda, Padre Júlio Grangeia, os padres que trabalham na Unidade Pastoral e respectivos Diáconos (Padre Camões, Padre Jorge Fragoso, Padre José Carlos, Padre Francisco e ainda os Diáconos Permanentes Semedo e Afonso).

Também marcaram presença o Padre Costa Leite e o Padre Manuel Armando em termos de clero aguedense.


mais informações aqui e aqui

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ordenação Presbiteral do Diácono José António



O jovem Diácono José António Carneiro, em serviço na Unidade Pastoral de Águeda que abarca nove Paróquias, vai receber o Sacramento da “Ordem” no grau do presbiterado no próximo Domingo dia 18, na “Cripta do Sameiro” em Braga.

Tem sido um dos responsáveis pela dinâmica da Pastoral Juvenil e na noite da passada Quinta-feira, na Igreja Matriz de Águeda, houve uma “Vigília de Oração pelo dom da Vocação” orientada pelo Arcipreste Padre Júlio Grangeia.

Foi uma noite diferente mesmo com o “AgitÁgueda” à porta mas um grupinho de jovens dinamizou aquele encontro com cânticos e interpelações, com mensagens adequadas e apelativas.

Depois da bênção da água cada pessoa foi convidada a ir perto dela e com um gesto “relembrar “ o compromisso baptismal.

José António esteve no órgão pelos dotes musicais que também o caracterizam e apesar de não estar presente um número razoável de cristãos, como ele decerto mereceria, facto que o Arcipreste fez questão de salientar, ...” tens aqui, jovens e adultos leigos, seminaristas, diáconos, padres e consagradas e mesmo sendo poucos é com estes que deves contar para trabalhar na ceara que cada vez mais precisa de obreiros”... sublinhava o Padre Júlio, numa perspectiva positiva perante a ausência de tantos que podiam estar e não estiveram.

Na mesma noite foi lembrada a Ordenação em Aveiro, que no domingo passado, 11 de Julho, foi dada a outro jovem da diocese, José Carlos da Silva Lopes e outras jovens vocações que vão germinando.

Entretanto, a Unidade Pastoral de Águeda organiza um passeio pelo Norte, que envolve pessoas da maioria das paróquias, juntando o útil ao agradável e assim vários autocarros, sairão cedo com rumo a Guimarães, à Senhora da Penha, para almoço e depois é óbvia a participação de todos na Ordenação de José António, pelas 15:H30, que já conquistou os aguedenses com a sua simpatia e dedicação e que irá ter certamente no futuro, um papel preponderante junto da Juventude da nossa região.


texto de
Helena Nogueira

mais fotos

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Livres para levar Jesus Cristo à sociedade actual - Nota do Bispo de Aveiro sobre as Ordenações Presbiterais

1. Decorre nestes dias, na Casa Diocesana, o segundo turno de Retiro Espiritual dos sacerdotes da Diocese. Inspira-se este Retiro no espírito do Ano Sacerdotal que o Santo Padre Bento XVI nos convidou a viver desde Junho de 2009 a Junho de 2010, em datas balizadas pela solenidade do Sagrado Coração de Jesus.


Na Carta de Abertura do Ano Sacerdotal, o Santo Padre lembrava as palavras do Cura d’Ars, ao afirmar: “Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus, é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina”.


Quando, no passado mês de Maio, Bento XVI visitou Portugal, ao falar na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, aos sacerdotes e seminaristas recordava-nos que a Bem-aventurada Virgem Maria nos guia e acompanha no caminho de fidelidade para sermos “livres e santos, para que em cada um de nós cresça Cristo, o verdadeiro consagrado do Pai e o Pastor ao qual os sacerdotes emprestam voz e gestos e de Quem são presença; livres para levar à sociedade actual Jesus Cristo morto e ressuscitado”.


Passado que foi o Ano sacerdotal, surge agora o tempo novo para continuar a aprofundar o dom e a beleza do sacerdócio apostólico, sacramento do amor redentor de Jesus Cristo, no meio deste Povo Sacerdotal que é a Igreja.


2. É neste espírito de radicalidade e de fidelidade renovadas que a graça do Ano Sacerdotal trouxe e confiou à sua Igreja que vos anuncio com grande alegria a ordenação presbiteral do diácono José Carlos da Silva Lopes, no próximo dia 11 de Julho, na Sé de Aveiro, às 16 horas, e do diácono José António Carneiro no dia 18 do mesmo mês, na Basílica do Sameiro, em Braga, às 15,30 horas.


O diácono José Carlos é natural da paróquia de S. Tiago de Ribeira de Fráguas, no Arciprestado de Albergaria-a-Velha, e será a partir da ordenação membro do Presbitério de Aveiro. O diácono José António é natural da paróquia de São Torcato, no Arciprestado de Guimarães, da Arquidiocese de Braga, onde está incardinado, tendo realizado o estágio pastoral na nossa Diocese e continuando aqui como presbítero no próximo ano.


Convido a Diocese a acompanhar com oração confiante, com afecto fraterno e com expressiva presença na Celebração de Ordenação estes nossos irmãos, que constituem um dom abençoado de Deus à Igreja de Aveiro.


Quero manifestar às suas famílias, comunidades e Seminários a gratidão de toda a Igreja Diocesana. Foram muitos, aqueles que Deus colocou no seu caminho e fez seus mediadores na hora do chamamento e no percurso de crescimento na fé, na vocação, no discernimento e na decisão destes jovens que se aproximam com alegria do ministério sacerdotal. Que Deus a todos recompense e dê à sua Igreja o dom da confiança e a certeza da fé que nos dizem que o testemunho dos sacerdotes suscita novas vocações no coração generoso de tantos jovens a quem Jesus continua a dizer: “Vem. Segue-me” (Mc 2, 14).


3.Em tempo de ordenações de novos presbíteros, tem mais sentido fazer das palavras e dos sentimentos com que o Santo Padre Bento XVI se dirigiu aos sacerdotes e consagrados (as), a voz e a gratidão de toda a Igreja: “A todos vós que doastes a vida a Cristo, desejo exprimir o apreço e o reconhecimento eclesial. Obrigado pelo vosso testemunho muitas vezes silencioso e nada fácil, obrigado pela vossa fidelidade ao Evangelho e à Igreja”.


Os primeiros discípulos perguntaram a Jesus: «Mestre, onde moras? «Vinde ver» (Jo 1,39), disse-lhes Jesus. E os discípulos viram e permaneceram.


Que também hoje os jovens, que querem ser discípulos e apóstolos de Cristo, encontrem e vejam a morada do Mestre, que é Jesus, no rosto, no coração e no testemunho de quantos decidem ser padres!


Aveiro, 29 de Junho de 2010, Solenidade de S. Pedro e S. Paulo, Apóstolos.


D. António Francisco dos Santos
Bispo de Aveiro