quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Jovens de Águeda já têm Equipa Arciprestal


Na última reunião da Pastoral Juvenil e Vocacional de Águeda ficou definida a identidade, missão e atribuições da EAPJVÁgueda.
De seguida, apresenta-se o documento final.
O logotipo que foi escolhido para identificar a equipa é a imagem que acompanha este post.

EQUIPA ARCIPRESTAL DA PASTORAL JUVENIL E VOCACIONAL DE ÁGUEDA


1. DEFINIÇÃO, IDENTIFICAÇÃO, DESTINATÁRIOS, FINALIDADE/MISSÃO E MODO

O QUE É?
A Equipa Arciprestal de Pastoral Juvenil e Vocacional de Águeda (EAPJVÁgueda) é uma estrutura da Igreja Católica, inserida na Diocese de Aveiro, no Arciprestado de Águeda, que visa coordenar, promover, potenciar e acompanhar toda a acção que a Igreja pretende desenvolver junto dos jovens cristãos.

QUEM É?
A EAPJVÁgueda é uma organização informal de carácter religioso e sem fins lucrativos composta por elementos das várias paróquias do Arciprestado de Águeda.

PARA QUEM É?
A acção proposta pela EAPJVÁgueda dirige-se a todos jovens cristãos do Arciprestado de Águeda com idade compreendida entre 15 e 29 anos.

PARA QUE É?
A acção da EAPJVÁgueda visa ajudar e desafiar continuamente os jovens para uma vivência da fé cristã, com responsabilidade e compromisso, em sintonia com as directrizes superiores, quer arciprestais, quer diocesanas, quer de toda a Igreja Católica.

COMO É?
A EAPJVÁgueda trabalha em colaboração com o Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional de Aveiro e serve o Arciprestado de Águeda, nas suas diversas paróquias constituíntes, sem anular ou suprimir o trabalho e a acção que os vários grupos e movimentos existentes no Arciprestado vão concretizando localmente.

2. ATRIBUIÇÕES

Baseados no que definiu o Concílio Vaticano II, a EAPJVÁgueda quer “dar às futuras gerações, razões de viver e esperar” (GS, 31), bem como fazer dos próprios jovens, apóstolos da juventude.
Entenda-se, antes de mais, que, como foi já dito, não é intuito desta EAPJVÁgueda anular ou substituir o trabalho e a acção que cada grupo/movimento/paróquia tem por missão desenvolver junto dos jovens que se incluem no seu espaço geográfico.
Cabe, contudo, a esta equipa uma missão de coordenação e promoção a um nível mais alargado que, como é evidente, não esquece a idiossincrasia de cada local.
É precisamente para respeitar essa diversidade que se tenta ao máximo que a EAPJVÁgueda tenha na sua constituição elementos de cada uma das paróquias do Arciprestado, na medida do possível.
Com estes pressupostos, cabe à EAPJVÁgueda:
1. Promover, coordenar e acompanhar a participação em actividades juvenis de carácter mundial, nacional, diocesano e arciprestal;
2. Organizar e coordenar actividades de carácter arciprestal, mobilizando à participação e incentivando o envolvimento dos jovens e seus animadores;
3. Auxiliar e participar em actividades juvenis promovidas pelas paróquias do Arciprestado;
4. Fazer representar-se no Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional;
5. Contribuir para o amadurecimento e discernimento na fé cristã;
6. Promover e acompanhar o discernimento vocacional dos jovens;
7. Preparar espaços e momentos de encontro, de partilha de ideias e de convívio orientados para o crescimento e desenvolvimento integral dos jovens;
8. Organizar um momento de oração mensal, na primeira sexta-feira de cada mês, à luz da espiritualidade da Comunidade Ecuménica de Taizé;
9. Fomentar e acompanhar a inserção dos jovens em projectos nas suas comunidades;
10. Patrocinar e propor o encontro e articulação entre paróquias e movimentos;
11. Potenciar a imagem positiva dos jovens cristãos do Arciprestado junto das comunidades;
12. Apoiar e auxiliar os grupos de jovens, movimentos, seus animadores, párocos e jovens;
13. Ir ao encontro de jovens que fizeram percurso de catequese e que, por diversos motivos, se afastaram da vida da Igreja;
14. Promover os laços interpessoais dos elementos desta equipa e fomentar momentos de crescimento espiritual conjunto.

3. COMPOSIÇÃO

Na composição da EAPJVÁgueda estão padres, religiosas, animadores e jovens empenhados na vida e na acção da Igreja.
No geral, pode dizer-se que a EAPJVÁgueda tem dois assistentes, uma equipa coordenadora, um sector de promoção vocacional e, ainda, os diferentes delegados das paróquias onde há pastoral juvenil organizada, uma vez que algumas paróquias do Arciprestado de Águeda não possuem condições humanas para formar pastoral juvenil, como são os casos das paróquias de Agadão, Belazaima do Chão e Macieira de Âlcoba.
Assim sendo, temos a seguinte estrutura:


Delegados assistentes:
Pe. José Carlos Pereira
Pe. José António Carneiro

Equipa Coordenadora:
Daniela Oliveira (Águeda)
Joana Garrido (Recardães)
Micaela Oliveira (Águeda)
Tânia Almeida (Trofa)

Promoção Vocacional:
Anabela Viegas (noviça Instituto de Santa Doroteia)
Idalécia Videira (postulante Instituto de Santa Doroteia)
Irmã Isabel Paulo (Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo)
Paula Martins (postulante Instituto de Santa Doroteia)


Delegados paroquiais:
Aguada de Baixo: Maria de Fátima Rodrigues
Aguada de Cima: Rafael Abrantes
Águeda: Hugo Araújo
Barrô: Margarida Santos e Marisa
Borralha: Graciosa Ferreira
Castanheira do Vouga: Anabela Maria Henriques
Espinhel: Carla Lemos, Rosário Baptista e Carla Rodrigues
Lamas do Vouga: José Carreira
Macinhata do Vouga: Filipe Correia (Conselheiro Diocesano) e Luís Fonseca (Conselheiro Diocesano)
Óis da Ribeira: aguarda-se escolha!
Préstimo: José Carlos Vidal
Recardães: Anabela e João Pedro Henriques
Segadães: José Carlos
Travassô: Susana Pires
Trofa: Hélder Santos
Valongo do Vouga: aguarda-se escolha!
Belazaima do Chão, Macieira Alcoba e Agadão: não tem pastoral juvenil


Todos os elementos desta equipa comprometem-se em fazer o melhor pelos jovens do Arciprestado de Águeda, de modo a contribuir para a construção de uma Igreja mais jovem e mais aberta aos desafios do mundo actual.

ACTIVIDADES ORDINÁRIAS
• Encontro de Abertura do Ano Pastoral;
• Encontro de Encerramento do Ano Pastoral;
• Oração de Taizé. Primeira sexta-feira do mês. 21h30. Capela de S. Pedro. Águeda.

ACTIVIDADES PROMOVIDAS PELO SDPJV
A EAPJVÁgueda potencia a participação quer de jovens quer de animadores do Arciprestado de Águeda em todas as actividades (formativas, lúdicas, informativas, etc.) que o SDPJV promove. Sempre na medida do possível, procura delegar um ou dois elementos da EAPJVÁgueda para participar nas respectivas actividades.

Aprovado a 11 de Fevereiro de 2011.

Formação Litúrgica sobre a Eucaristia


Mais de uma centena de cristãos das paróquias do arciprestado de Águeda reuniram-se no salão paroquial de Recardães para o 3.º tema de formação tendo como pano de fundo a Eucaristia.
Desta vez, o padre José Camões foi o orador principal para falar sobre a Eucaristia e fê-lo a partir da Oração eucarística IV.
Depois foi o já habitual esclarecimento de dúvidas e de denúncia de alguns "desvios".
Na próxima 3.ª Feira - 1 de Março, às 21.30horas, no mesmo local, a formação continua desta feita com o tema "Sacramentos e Sacramentais".

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Arciprestado de Águeda em Movimento: Formações e Oração





O Arciprestado de Águeda está em movimento.Os primeiros meses deste novo ano de 2011 têm sido cheios. Em Janeiro, decorreram as Jornadas Arciprestais de Catequese. Muitos foram os que participaram e aproveitaram a formação levada a cabo pela Equipa Arciprestal de Catequese, dirigida pelo padre Jorge Fragoso.

Depois, na primeira sexta-feira de Fevereiro, a Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil e Vocacional de Águeda, assistida pelos padres José Carlos e José António Carneiro, promoveu uma Oração Taizé, na Capela de S. Pedro, no centro da cidade, na qual participaram cerca de uma centena de jovens e adultos.
As próximas datas já marcadas são 4 de Março, 1 de Abril, 6 de Maio, 3 de Junho e 1 de Julho. Começa às 21h30.


Para concretizar alguns objectivos do Plano Diocesano de Pastoral, o Arciprestado já arrancou com uma formação sobre a Liturgia. No passado dia 7, o Pe. Francisco Rebelo orientou a primeira noite de formação subordinada ao tema “O Ano Litúrgico”. A sessão contou com mais de uma centena e meia de pessoas, mas muitas outras podem aproveitar a iniciativa para compreender e aprofundar vários aspectos sobre a Liturgia.
As sessões continuam já no dia 15 mas, excepcionalmente, esta decorrerá no auditório do Seminário de Santa Joana, em Aveiro, às 21h30, com a presença de D. Julian López Martín, para falar sobre “Os ministérios laicais na liturgia”. De novo no Centro Social e Paroquial de Recardães, há mais duas sessões, a 22 de Fevereiro e 1 de Março, às 21h30.

O Clero do Arciprestado de Águeda reúne amanha, pelas 9h30, no Centro Social e Paroquial de Recardães. Vários são os assuntos a tratar com especial enfoque para os tempos litúrgicos que se aproximam - Quaresma e Páscoa - e a caminhada que se pretende desenvolver em sintonia com toda a diocese.


Veja Mais: