sábado, 12 de junho de 2010

Jovens de Águeda aceitaram convite para reforçar laços de unidade





“Todos Juntos Somos Um” foi o lema da jornada que reuniu centena e meia de jovens junta à Pateira

Cerca de centena e meia de jovens do Arciprestado de Águeda marcaram presença no encontro promovido pela Pastoral Juvenil e Vocacional do Arciprestado de Águeda, no sábado, dia 12. “Todos Juntos Somos Um” foi o lema da jornada que decorreu entre Óis da Ribeira e Espinhel e que culminou com uma Eucaristia campal presidida pelo Arcipreste, Pe. Júlio Grangeia.
Provenientes de várias paróquias daquele que é o maior Arciprestado da Diocese, os jovens aceitaram o desafio e quiseram reforçar laços de unidade.
Às 10.00 horas foi o acolhimento na Pateira de Óis da Ribeira onde se fez o "CheK in" de todos aqueles que se inscreveram para a jornada e às 10.30 horas depois de muitos cânticos no coreto de Óis da Ribeira, bem juntinho à Pateira, deu-se a partida para junto do restaurante, ali ao lado, onde se deram as orientações para a caminhada rumo à Pateira de Espinhel pelo trilho pedestre recém-criado. Pelo caminho realizaram-se quatro paragens para outros tantos momentos de oração, totalmente preparados pelos jovens, a partir de um texto bíblico de S. João. Na Pateira de Espinhel decorreu o almoço partilhado e, depois de um momento de descompressão teve lugar um concurso bíblico disputado pelas quatro equipas.
Depois foi a caminhada até á igreja de Espinhel onde aconteceu o encerramento com a Eucaristia presidida padre Júlio Grangeia e concelebrada pelos Responsáveis da Juventude Arciprestado Padre José Carlos e Diácono José António Carneiro. Esta Eucaristia foi celebrada no Adro da Igreja Matriz que se encontrava repleto porque acontecia também o encerramento da Catequese local e ainda a festa do Pai Nosso com as crianças do 1º ano da Catequese.
Nesta Eucaristia, os Jovens presentes partilharam também tudo o que fizeram nesta jornada de reflexão e convívio.
De referir que a Eucaristia foi animada pelo Coral Jovem da ARCEL que todos os Sábados anima as Eucaristias das Missas com Crianças da catequese, às 18 horas.
Um dia diferente, rico e cheio e para, com certeza, repetir. Quem não foi pode começar a roer-se.
















Não esqueçam: queremos escolher a melhor foto deste dia. Não se esqueçam de enviar para arciprestadoagueda@hotmail.com

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mais de 3 mil no Souto Rio celebraram Corpo de Deus


















Cerca de três milhares de Cristãos inundaram o Souto do Rio, na Borralha para a celebração da Festa do Corpo de Deus levada a efeito pelo Arciprestado de Águeda. A Concelebração Eucaristica principiou às 10.30h e culminou com a Adoração do Santíssimo Sacramento que foi transportado por todos os Párocos presentes, como forma de assinalar o encerramento do Ano Sacerdotal no Arciprestado de Águeda. Também por isso o Arcipreste, Padre Julio Grangeia, na homilia que proferiu, em jeito de oração, emocionou-se ao tratar Deus por "Tu" e ao pedir perdão pelos pecados dos "Padres que nem sempre se portam bem"...


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia da Igreja Diocesana em directo pela TV Online



A diocese de Aveiro vai celebrar no próximo domingo, dia 6 de Junho, o dia da Igreja Diocesana de Aveiro, sob o lema “Viver a Festa da Esperança”, no Parque de Exposições de Aveiro. Trata-se de um dia que congrega todas as paróquias e movimentos da diocese, em ambiente de partilha, oração e convívio. Pelas 11h30 haverá o ponto alto do dia, a celebração da Eucaristia presidida pelo D. António Francisco dos Santos, momento em que toda a Igreja se une em comunhão e acção de graças.
As actividades de todo o dia são abertas a todos os que queiram aparecer e participar. O programa do dia será o seguinte:
09.30H – Acolhimento
10.00H – Oração
11.30H – Eucaristia presidida pelo Sr. D. António Francisco
12.30H – Abertura da exposição dos trabalhos e divulgação dos resultados do concurso “A minha Igreja”
13.00H – Almoço/Convívio
14.30H – Início da Festa da música e do teatro
15.00H – “Jogos da Esperança” animados pelos Escuteiros do C.N.E.
17.00H – Concerto do Pe. João Paulo Vaz
18.00H – Palavra de encerramento do Sr. Bispo e apresentação da música vencedora do “Fé’stival” e largada de
pombos

Destacamos que todo este dia será transmitido pela TV Online da Diocese, em http://www.dioceseaveiro.pt/tvdirecto.asp, à semelhança de outras iniciativas. Neste dia contamos ainda com uma cobertura completa do evento, nomeadamente com várias reportagens, entrevistas e comentários que enriquecerão, certamente, esta transmissão aliando as novas tecnologias à evangelização. Esta transmissão tem como principal objectivo levar a eucaristia deste dia significativo a quem não se pode deslocar ou se encontra longe podendo-se unir desta forma.


Fernando Cassola Marques
Responsável pelo portal Diocese de Aveiro online

terça-feira, 1 de junho de 2010

Catequese de Barrô participou na Parada


A catequese de Barrô participou na Parada que encerrou a iniciativa intitulada "Estás em Barrô... Mexe-te".