terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Arciprestado de Águeda aposta na formação litúrgica dos leigos


O Clero de Águeda está apostado na formação litúrgica de todo os leigos e agentes de pastoral das 20 paróquias do Arciprestado. Para tal, vão decorrer, em quatro noites, encontros de formação litúrgica que estão marcadas para os dias 8, 15 e 22 de Fevereiro e ainda 1 de Março, no Centro Social e Paroquial de Recardães, às 21h30, e que terão transmissão via internet para todos os interessados.
A iniciativa surge motivada pela temática proposta pela Diocese de Aveiro – A Igreja Diocesana Orante é Lugar de Esperança – que aposta durante este ano pastoral na oração e na liturgia, concretamente ao nível da formação de agentes de pastoral.
“Ano Litúrgico”, “Eucaristia”, “Ministérios Litúrgicos” e “Sacramentos e Sacramentais” são os quatro temas de formação escolhidos para apresentar a todos os agentes de pastoral e aos leigos do Arciprestado de Águeda.
As sessões serão apresentadas por sacerdotes do Arciprestado e pretendem ser um caminho breve, mas profundo e intenso, sobre a Liturgia da e na Igreja.
Os leigos de todas as paróquias que compõem o Arciprestado são desta forma desafiados a participarem nos encontros que servirão para esclarecer dúvidas em debate e para maior aprofundamento de vários aspectos e conteúdos litúrgicos.
Os quatro encontros serão transmitidos no canal de televisão online do site do Pe. Júlio Grangeia (www.padrejulio.net).

Formação direccionada para Catequistas
Ainda durante o mês de Janeiro, nos dias 18 e 19, às 21h30, no Salão Paroquial da Borralha, a Equipa Arciprestal de Catequese propõe duas noites de formação estritamente direccionada para catequistas.
À luz do Directório Geral de Catequese, a formação pretende olhar a catequese para o tempo de hoje. Na primeira noite, o tema é “Olhar o mundo a partir da fé” e, na segunda, “Catequese para hoje: desafios e problemas”.

Sem comentários: