terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Arciprestado de Águeda aposta na formação litúrgica dos leigos


O Clero de Águeda está apostado na formação litúrgica de todo os leigos e agentes de pastoral das 20 paróquias do Arciprestado. Para tal, vão decorrer, em quatro noites, encontros de formação litúrgica que estão marcadas para os dias 8, 15 e 22 de Fevereiro e ainda 1 de Março, no Centro Social e Paroquial de Recardães, às 21h30, e que terão transmissão via internet para todos os interessados.
A iniciativa surge motivada pela temática proposta pela Diocese de Aveiro – A Igreja Diocesana Orante é Lugar de Esperança – que aposta durante este ano pastoral na oração e na liturgia, concretamente ao nível da formação de agentes de pastoral.
“Ano Litúrgico”, “Eucaristia”, “Ministérios Litúrgicos” e “Sacramentos e Sacramentais” são os quatro temas de formação escolhidos para apresentar a todos os agentes de pastoral e aos leigos do Arciprestado de Águeda.
As sessões serão apresentadas por sacerdotes do Arciprestado e pretendem ser um caminho breve, mas profundo e intenso, sobre a Liturgia da e na Igreja.
Os leigos de todas as paróquias que compõem o Arciprestado são desta forma desafiados a participarem nos encontros que servirão para esclarecer dúvidas em debate e para maior aprofundamento de vários aspectos e conteúdos litúrgicos.
Os quatro encontros serão transmitidos no canal de televisão online do site do Pe. Júlio Grangeia (www.padrejulio.net).

Formação direccionada para Catequistas
Ainda durante o mês de Janeiro, nos dias 18 e 19, às 21h30, no Salão Paroquial da Borralha, a Equipa Arciprestal de Catequese propõe duas noites de formação estritamente direccionada para catequistas.
À luz do Directório Geral de Catequese, a formação pretende olhar a catequese para o tempo de hoje. Na primeira noite, o tema é “Olhar o mundo a partir da fé” e, na segunda, “Catequese para hoje: desafios e problemas”.

Blogue Arciprestal faz hoje 1 ano

Passa hoje precisamente o primeiro ano desde o arranque do blogue do Arciprestado de Águeda. O primeiro post foi colocado a 28 de Dezembro de 2009.
Assinalamos a efeméride apenas como sinal de que o caminho faz-se caminhando...
Agradecemos quem nos vai seguindo e colhendo informações, formações, partilhas, alegrias e esperanças...
Ultrapassam os 13 mil contando com as próprias...
Colocamos 150 mensagens, muitos vídeos...
De tudo isto se fez um pouquinho da vida das nossas comunidades neste último ano.
Sempre apostados na abertura e na promoção, por parte da Igreja, nas Tecnologias da Informação e da Comunicação, rezamos a Deus que nos continue a iluminar e a alentar para a missão de caminhar com o Povo de Deus em terras de Águeda.
Aproveitamos para desejar a todos boas entradas no Novo Ano, para que seja abençoado pelo Senhor e, na medida do possível, seja ano de prosperidade e de paz.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Encerramento do Itinerário Espiritual Jovem.

O encerramento do Itinerário Espiritual Jovem - Natal'10 é já este Domingo dia 19 de Dezembro de 2010.
Vai ser realizado no Arciprestado de Anadia, Paróquia de Vilarinho do Bairro, na Casa do Povo de Vilarinho do Bairro.
Aparece às 20h, trás um amigo e vem viver conosco a festa do Encerramento de mais um IEJ.

Mais informações em
http://sdpj-aveiro.org/index.php?option=com_content&view=article&id=188:encerramento-iej-natal-09&catid=100:pagina-principal-sdpjv&Itemid=134