quarta-feira, 23 de março de 2011

Ministérios Laicais: a última formação litúrgica arciprestal








Decorreu no dia 15 de Março, no Centro Social e Paroquial de Recardães, a quinta sessão da formação de Liturgia promovida pelo Arciprestado de Águeda.
Esta foi mais uma noite em que cerca de 100 pessoas, saíram das suas casas para se (in)formarem. São os cristãos (in)formados que melhor aprendem, partilham e testemunham Deus nas suas vidas.
Nesta sessão dedicada ao tema Ministérios Laicais, o padre José António Carneiro, iniciou a formação com a definição de Ministérios Laicais e o seu enquadramento na história da Igreja.
Assim, percebeu-se a evolução destes Ministérios, novidade do Concílio Vaticano II. Até então os ministérios eram considerados ordens menores, a serem desempenhados apenas por candidatos ao sacerdócio. Hoje, a Igreja reconhece em todos os cristãos a responsabilidade de uma participação activa e coerente, naquilo que é a missão continuada de cada filho de Deus chamado a servir.
O padre José António Carneiro “pincelou” então os vários ministérios laicais: acólitos, leitores, assembleia, coro e ministros extraordinários da comunhão, sacristão, zeladores. Apesar da especificidade de cada um destes ministérios, das diferentes exigências e responsabilidades foi explícita a intrínseca necessidade de uma vivência Cristã fiel, firme e forte, de uma Fé e dedicação inabaláveis.
O quadro ficou completo com a participação, diálogo, dúvidas, inquietações, comentários e oração de todos os presentes.


Mais texto e fotos
http://www.facebook.com/home.php#!/album.php?aid=2091059&id=1463998224&fbid=1739424333119

Sem comentários: