sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mais de 3 mil pessoas no Souto do Rio celebraram o “Corpo de Deus”























Celebração envolveu de forma especial crianças que comungaram pela primeira vez

Mais de 3 mil cristãos do Arciprestado de Águeda celebraram o “Corpo de Deus”, na passada quinta-feira, numa concelebração eucarística, que decorreu, como habitualmente, no Souto do Rio, a partir das 10h30.
Provenientes das 19 paróquias de Águeda e de Avelãs de Caminho (Anadia) e Fermentelos (Oliveira do Bairro) os cristãos confluíram para este parque situado na freguesia da Borralha e na presença do clero aguedense celebraram Eucaristia da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo presidida pelo arcipreste, Pe. Júlio Grangeia.

Na celebração, que foi animada musicalmente pelo coro de Aguada de Baixo e Avelãs de Caminho, cerca de 60 Crianças de todas as paróquias do Arciprestado tomaram parte integrante em três momentos precisos: na entronização da Palavra de Deus, por ocasião da apresentação dos dons e na adoração ao Santíssimo Sacramento – já no final da Eucaristia.
Na Liturgia da Palavra, vinte Crianças que comungaram este ano pela primeira vez trouxeram outras tantas velas acesas, ladeando a Bíblia; na apresentação dos dons, com outras tantas velas, ladearam o transporte de tudo o que era necessário para o Altar, e na adoração mais vinte leram um jogral eucarístico, feito com frases curtas ditas Jesus, ajudando à oração e à interiorização, durante a procissão eucarística que envolveu todos quantos estavam presentes no recinto.
Na mesma celebração, evocaram-se os 25 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. João Paulo (recorde-se que acontece a 6 de Julho, numa celebração eucarística na igreja de Macinhata, às 19h30) e rezou-se pelo Pe. Costa Leite e restante família, depois do falecimento da sua mãe.
Depois, da bênção final, o trânsito automóvel para escoar no sentido do Candam demorou mais de 45 minutos altura em que os acessos ficaram descongestionados graças à intervenção da GNR. Os Bombeiros de Águeda também lá estiveram de prevenção com uma ambulância, mas felizmente a sua intervenção foi necessária para socorrer um pequeno corte.



Sem comentários: