quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Parabéns, Padre Júlio!

28 anos de Sacerdócio 
do Padre Júlio Grangeia não foram esquecidos


O Padre Júlio, no passado Domingo dia 29 de Janeiro, completou 28 anos de Sacerdócio e a Paróquia de Travassô, onde tomou posse a 9 de Outubro de 1988 – há mais de 23 anos –, não esqueceu aquela data e nas missas que celebrou no sábado e no domingo foi surpreendido, pelas crianças da catequese e pelos paroquianos em geral.
Lembramos que a sua Ordenação aconteceu na Igreja Matriz de Águeda, de cujo Arciprestado é o actual responsável, sendo também pároco em Óis da Ribeira, (também desde 1988)  e em Espinhel desde 26 de Setembro de 2004.
Ele próprio nas Missas que celebrou aproveitou a Homilia para contar um pouco do que foi a sua vida antes e depois de ser Padre, não esquecendo a importância que a sua família teve na sua Vocação, dando graças a Deus pelos anos decorridos e chegou a pedir desculpa pelas vezes, tenha sido menos correcto para com alguém.
…”Vim para aqui na força da vida mas nem tudo correu bem…mas foi com os meus erros que aprendi também a ser o que sou hoje”… sublinhava ele com a emoção à “flor da pele”. E foi concluindo… “ quando um padre está poucos anos numa paróquia sai sempre em glória, mas quando se está mais tempo, quando sai … já nem aquece, nem arrefece”! Esta humildade que é seu apanágio sensibilizou a comunidade reunida que acolheu as suas palavras simples e sentidas com uma forte ovação.
Na Missa de Sábado, com crianças, adolescentes e jovens da catequese, 2 delas do 4º ano, ofereceram ao Padre Júlio uma foto com uma oração que foi lida como acção de graças e um ramo de flores, enquanto o coral jovem cantava… “fica sempre um pouco de perfume, nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas”…!
Mas foi no final da Eucarístia de Domingo que a “Comissão Fabriqueira”, em nome da Paróquia, o surpreendeu com um “bolo gigante” com a sua foto impressa e que foi ali mesmo, dentro da igreja, partido e ofertado a todos quantos haviam participado na celebração.
Enquanto se cantavam então no próprio dia os Parabéns e ecoavam as palmas, foi lindo ver os cristãos numa enorme fila para a partilha do bolo e apresentar os cumprimentos ao Padre Júlio, que estava deveras constrangido e emocionado com tal demonstração de carinho.
O bolo chegou para todos apesar de passar já das 12:H30… mas valeu a pena até porque havia sido feita uma Acção de Graças por um menino que referia …”Obrigado Padre Júlio pela forma peculiar de explicar a Palavra de Deus e Parabéns por se manter fiel à sua Missão que não é nada fácil, até porque como Padre e Pároco nem sempre é valorizado e respeitado pelo que representa no seio da comunidade”…!
PARABÉNS!

Helena Nogueira

Sem comentários: