quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ordenação Presbiteral do Diácono José António



O jovem Diácono José António Carneiro, em serviço na Unidade Pastoral de Águeda que abarca nove Paróquias, vai receber o Sacramento da “Ordem” no grau do presbiterado no próximo Domingo dia 18, na “Cripta do Sameiro” em Braga.

Tem sido um dos responsáveis pela dinâmica da Pastoral Juvenil e na noite da passada Quinta-feira, na Igreja Matriz de Águeda, houve uma “Vigília de Oração pelo dom da Vocação” orientada pelo Arcipreste Padre Júlio Grangeia.

Foi uma noite diferente mesmo com o “AgitÁgueda” à porta mas um grupinho de jovens dinamizou aquele encontro com cânticos e interpelações, com mensagens adequadas e apelativas.

Depois da bênção da água cada pessoa foi convidada a ir perto dela e com um gesto “relembrar “ o compromisso baptismal.

José António esteve no órgão pelos dotes musicais que também o caracterizam e apesar de não estar presente um número razoável de cristãos, como ele decerto mereceria, facto que o Arcipreste fez questão de salientar, ...” tens aqui, jovens e adultos leigos, seminaristas, diáconos, padres e consagradas e mesmo sendo poucos é com estes que deves contar para trabalhar na ceara que cada vez mais precisa de obreiros”... sublinhava o Padre Júlio, numa perspectiva positiva perante a ausência de tantos que podiam estar e não estiveram.

Na mesma noite foi lembrada a Ordenação em Aveiro, que no domingo passado, 11 de Julho, foi dada a outro jovem da diocese, José Carlos da Silva Lopes e outras jovens vocações que vão germinando.

Entretanto, a Unidade Pastoral de Águeda organiza um passeio pelo Norte, que envolve pessoas da maioria das paróquias, juntando o útil ao agradável e assim vários autocarros, sairão cedo com rumo a Guimarães, à Senhora da Penha, para almoço e depois é óbvia a participação de todos na Ordenação de José António, pelas 15:H30, que já conquistou os aguedenses com a sua simpatia e dedicação e que irá ter certamente no futuro, um papel preponderante junto da Juventude da nossa região.


texto de
Helena Nogueira

mais fotos

Sem comentários: