sábado, 7 de agosto de 2010

Cruz das JMJ em Aveiro



A cruz foi dada aos jovens por João Paulo II no final do Ano Santo da Redenção (1983-1984)


A Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai estar em Aveiro do 11 de Agosto como forma de preparar a JMJ de 2011, em Madrid. Na noite do dia 10, terça-feira, uma delegação do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional vai buscá-la ao Porto. No dia 11, em Aveiro, a Cruz estará na antiga Igreja das Carmelitas (no centro de Aveiro) podendo ser “visitada” até às 20h, altura que seguirá numa viatura própria para o Cais da Fonte Nova, onde decorrerá um mini festival da juventude. Do Cais, a Cruz seguirá de moliceiro até às Pontes e subirá a Rua Batalhão Caçadores 10 até à Sé de Aveiro, onde haverá uma vigília de oração pelas 21h30. Da Sé de Aveiro a Cruz sai para as dioceses de Viseu e Guarda.

A Cruz é de madeira, mede 3,80 metros e pesa 31 quilos. Foi dada aos jovens por João Paulo II no final do Ano Santo da Redenção (1983-1984).

O percurso por Portugal, como por outros países europeus, pretende motivar a participação na próxima JMJ, que se realiza em Madrid, entre 16 e 21 de Agosto de 2011. A Cruz e o ícone mariano que a acompanha são os objectos polarizadores da iniciativa.

Para mais informações aceda à página do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional de Aveiro ( http://www.sdpj-aveiro.org/ )

Sem comentários: