quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Padre José António Carneiro celebrou a sua primeira Missa em Águeda




O jovem Padre José António Carneiro de Guimarães, Ordenado na Cripta do Sameiro em Braga a 18 de Julho e nesse dia nomeado pelo respectivo Arcebispo para continuar como Sacerdote na Unidade Pastoral de Águeda, celebrou a sua primeira Missa na Igreja Matriz pelas 11:H30.
Catequistas e Jovens de Águeda prepararam uma surpresa em Jeito de acolhimento que provocou silêncio e sentidas ovações oferecendo um pequeno lanche no final onde as emoções estiveram ao rubro.

No passado Domingo dia 8 de Agosto, o Padre José António Carneiro celebrou a sua primeira Eucaristia na Igreja Matriz de Águeda, depois da nomeação para continuar a nova Missão no nosso Arciprestado, onde já se destacara como Diácono e responsável pela Pastoral Juvenil das respectivas paróquias.
Obviamente que os cristãos não podiam deixar passar despercebido este dia até por se regozijarem com a sua permanência na nossa região. Catequistas e jovens da comunidade de Águeda uniram esforços e organizaram uma pequena festa de boas-vindas que começou no momento de “acção de graças” daquela missa, muito participada apesar do calor e das férias de muitas famílias.
Jorge Castanheira “deu voz à surpresa” e depois de um poema alusivo à sua caminhada vocacional, convidou o jovem Sacerdote a ir junto do seu órgão para acompanhar um grupo de jovens que interpretaram a canção “Tu és o Messias de Deus”, composta por ele próprio em 2003 para o concurso no Festival Jovem de “canções Mensagem” em S. Torcato/Guimarães de onde é natural.
O silêncio imperou e só se ouvia o som do teclado e a par com jovens cristãos de Águeda cantaram em perfeita harmonia, enquanto as fotos da sua Ordenação passavam em diaporama, na Missa que foi concelebrada pelo Diácono Semedo a quem se juntou mais tarde o Padre José Camões.
A numerosa assembleia de pé aplaudiu massivamente o Padre José António, que refeito de tão fortes emoções, agradeceu a todos não esquecendo o apoio do Padre Júlio Grangeia como Arcipreste e de toda a equipa de sacerdotes pela “ajuda na sua missão e inserção na Igreja de Águeda”...! Mas a festa não ficou por ali... e Jorge Castanheira convidou todos os presentes a participar num brinde de boas-vindas na Casa do Adro, onde não faltou o espumante fresquinho e um bolo, qual livro aberto, com a igreja de Águeda e o rosto de Jesus nas suas “páginas”.
Insólito foi o facto de ninguém arredar pé do pequeno convívio que muito sensibilizou o jovem Presbítero que começa assim a sua “caminhada com testemunha de Cristo” em terras de Águeda que naquele domingo mais uma vez o acolheu com carinho e de “braços abertos”.
Os paroquianos, onde também se inserem os jovens que notoriamente já o estimam, desejam a este jovem e Padre as maiores felicidades no caminho que traçará dia a dia na plena conquista de quantos, embrenhados cada vez mais nos problemas hodiernos, se vão esquecendo que Deus “é de consumo permanente” e não só em momentos aflitivos”.
Parabéns e “bom trabalho” no seio da comunidade.

Texto: Helena Nogueira

Sem comentários: