sábado, 25 de setembro de 2010

Primeira reunião de Clero. 2010-2011


O Clero do Arciprestado de Águeda reuniu anteontem, 23 de Setembro, em Recardães, na sua primeira reunião do novo ano Pastoral, um encontro que principiou às 10 horas.
Não particou o diácono Semedo por se encontrar em Termas, o Diácono Cravo, por motivos de Trabalho e o o Padre José António Carneiro participou apenas no início por ter de se deslocar pouco tempo depois para Fátima para tomar parte, a convite do Bispo de Aveiro, nas Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais ( "República-Comunicação-Igreja) do Episcopado.
Depois da oração comunitária e partilhada o Clero tomou conhecimento, ainda de uma forma informal, sobre a Etapa 3 do Plano Diocesano para este ano 2010-2011 que vai dar especial atenção à Liturgia e à oração.
Neste particular decidiu-se investir desde já na oração e por isso, a partir de Advento-Natal será posto nas mãos dos cristãos das Paróquias do arciprestado pequenas brochuras com imagens, orações e referências Bíblicas que ajudem todos quantos queiram preparar da melhor forma este tempo forte do Advento e Natal... e, quiçá, Quaresma-Páscoa.

Por aquilo que se depreende deste Plano diocesano a liturgia vai ser a rainha do plano e o que se pretende, mesmo, é que todo o cristão descubra o valor essencial da celebração liturgica como processo de alimento espiritual que a Igreja Oferece a todos de modo a potenciar o seu empenhamento na Construção da Sociedade e na participação mais activa na vida Eclesial.
O Clero de Águeda tomou, pois, neste Encontro um conhecimento mais abrangente deste Plano e nos próximos encontros irá ser concretizado mais de acordo com a nossa realidade. Mas certamente não irão faltar encontros Diocesanos, Arciprestais e/ou Paroquiais de formação, para Clero e todos os Agentes de Pastoral por forma a que a Igreja Diocesana orante seja lugar da esperança...

Sem comentários: