quinta-feira, 28 de abril de 2011

Clero de Águeda e Oliveira do Bairro reeditam convívio pascal







Bispo, Padres e Diáconos fortaleceram laços de amizade e união por terras da Serra da Estrela


Depois da experiência positiva do ano transacto, o Clero de Águeda e de Oliveira do Bairro reeditaram, este ano, a realização do convívio pascal inter-arciprestal. Desta vez, no dia 26 de Abril, 13 padres, três diáconos e o Bispo de Aveiro visitaram as aldeias históricas de Folgosinho e de Linhares, no concelho de Gouveia, numa jornada marcada pelo fortalecimento de laços de amizade e de união entre dois arciprestados.
Em Folgosinho, foram recebidos pelo pároco local, padre Morais, que serviu de cicerone durante a visita aos pontos de interesse turístico daquela aldeia, localizada a 933 metros de altitude. A Igreja Matriz, o Castelo e o Pelourinho foram alguns dos lugares visitados antes e depois de um belo repasto no restaurante local.
A meio da tarde, a comitiva seguiu para Linhares onde se pode passear no centro histórico local bem tratado, mas, infelizmente, não pôde visitar o imponente Castelo, por se encontrar encerrado (coisas de Portugal).
Tudo somado, o convívio mereceu uma vez mais a aprovação dos que participaram e motiva já boas perspectivas para a reedição no próximo ano.


Vitalidade dos dois arciprestados

A jornada não passou sem momentos de oração: Hora Intermédia à ida e Vésperas à vinda. Aqui, D. António Francisco felicitou estas iniciativas e destacou a vitalidade destes dois arciprestados. Sobre Oliveira do Bairro o Bispo salientou que está a fazer a visita pastoral este arciprestado que, este domingo, dia 1 de Maio, vê um seu seminarista dar mais um passo para o sacerdócio. Do Arciprestado de Águeda, o prelado evocou a história recente (Bodas de Prata Sacerdotais do Padre Júlio Grangeia e as Ordenações Sacerdotais do padres João Manuel Gonçalves, natural de Espinhel, e José António Carneiro, natural de Guimarães e a trabalhar na UPA), perspectivando já a celebração das Bodas de Prata Sacerdotais do Padre João Paulo Sarabando Marques, que ocorre a 6 de Julho.




Sem comentários: