sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cerca de três centenas de pessoas falaram e rezaram pelas vocações








Arciprestado de Águeda reuniu-se em Recardães e nem o temporal evitou grande participação


Cerca de três centenas de pessoas do Arciprestado de Águeda, reuniram-se no passado dia 21 de Abril, no Centro Social de Recardães, para reflectir e rezar pelas Vocações. Em plena Semana de Oração pelas Vocações, que a Igreja celebrou de 18 a 25 de Abril, a Pastoral Juvenil e Vocacional de Águeda promoveu um momento de reflexão e oração pelas Vocações.
A noite contou com dois momentos: um painel vocacional, com alguns testemunhos de diferentes tipos de vocações, e um momento de oração Taizé. Para o painel, que foi moderado pelo arcipreste, Pe. Júlio Grangeia, foi convidado um casal, uma postulante religiosa, uma leiga comprometida e um diácono a caminho do sacerdócio.
Os quatro testemunhos serviram para esclarecer os diferentes caminhos de realização pessoal (matrimónio, vida religiosa, vida laical e ministério sacerdotal), colocando a tónica, no chamamento de Deus e na resposta humana. A plateia escutou com silêncio reverencial as apresentações e, no final, houve oportunidade para um pequeno debate entre os oradores e o auditório.
Finalizado o painel, seguiu-se um breve momento de oração Taizé, com um cenário típico daquela comunidade ecuménica francesa. Cânticos, projecção multimédia, silêncio e oração pelas vocações foram os constituintes deste momento, que foi vivenciado e sentido por todos os presentes.
Porque a vocação diz respeito a todos e se liga à vida, a iniciativa foi proveitosa e pertinente, conjecturando-se já a oportunidade de novas repetições.

Sem comentários: