terça-feira, 13 de abril de 2010

Rumo ao Dia da Igreja Diocesana: dia 6 de Junho


Nota Pastoral de D. António Francisco sobre o próximo dia da Igreja Diocesana (6 de Junho de 2010)


A Paz esteja convosco. É esta a saudação pascal que vos dirijo com Cristo ressuscitado.

Neste tempo pascal guardo ainda a beleza da celebração da missa crismal na nossa Sé Catedral em Quinta-feira Santa. A presença de tantos sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e leigos encheram de alegria o coração do bispo diocesano e inundaram aquele templo, de que hoje se celebra o dia litúrgico da sua Dedicação. Quero acreditar que a alegria ali vivida também transbordou para todas as paróquias da nossa Diocese.
É com estes sentimentos de júbilo e de alegria pascal que vos anuncio o Dia da Igreja Diocesana para o qual convoco todos e cada um dos diocesanos de Aveiro.
No próximo dia 6 de Junho, no Parque de Exposições de Aveiro, queremos fazer a experiência desta Igreja de Aveiro no seu todo, crianças, jovens, adultos, famílias, paróquias, serviços, movimentos, instituições e associações. Queremos sentir e viver esta Igreja Diocesana que cresce na fé e a celebra festivamente. Queremos experienciar a alegria de vivermos em comunhão e de construirmos juntos a Igreja de Cristo em Aveiro.

Convoco-vos, caros irmãos e irmãs na fé, para a Festa da Esperança. Quero celebrar neste dia a Eucaristia com todos. Quero com todos os cristãos da Diocese mostrar ao mundo a razão da nossa esperança: Cristo ressuscitado.
Ancorados em Cristo e firmes na fé, vamos inundar as ruas da nossa cidade de Aveiro, vamos mostrar que não temos vergonha da nossa fé, vamos sentir a força da comunhão e a alegria de estarmos juntos na oração, na celebração da Eucaristia e no convívio.
É deste modo simples mas intenso que queremos também encerrar o Ano Sacerdotal que nos foi proposto viver. A Igreja de Cristo presente em Aveiro com o seu bispo, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas quer mostrar a gratidão pelo dom de Cristo à humanidade na vida e missão dos nossos sacerdotes.
Para que este dia possa contar com a presença de todos, sobretudo a partir da eucaristia peço que todas as celebrações eucarísticas deste dia na nossa Diocese terminem no máximo às 10.30H.

Também para este dia é proposto a toda a diocese o concurso “A minha Igreja”. Esta é uma iniciativa que pretende envolver as nossas catequeses, aulas de EMRC, Jardins-de-infância e todos, em geral. Pela imaginação e criatividade de cada um tornaremos mais presente e visível, cada uma das comunidades cristãs da nossa diocese.
No próximo dia 6 de Junho, quero sentir mais intensa e jubilosa a alegria de convosco ser Cristão e de para vós ser Bispo, em Aveiro.

Confio a Maria, a nossa Mãe do Céu, e a Santa Joana, nossa Padroeira, este Dia da Igreja Diocesana e imploro para todos os participantes e para todos os diocesanos a sua bênção e intercessão.

Aveiro, 11 de Abril de 2010 – Dia da Sagração da nossa Catedral, Igreja Mãe da Diocese.
António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro

Sem comentários: