segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Animadores juvenis de Águeda em formação sobre Projecto GPS





Duas dezenas de animadores juvenis do Arciprestado de Águeda participaram na passada sexta-feira, numa acção de formação sobre o GPS. A sessão decorreu no Centro Pastoral da Trofa e foi orientada pelo Sector de Formação do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional.
O encontro começou com uma canção e com uma dinâmica de apresentação dos presentes, ao que se seguiu um breve momento de oração constituído pela recitação de versículos bíblicos previamente distribuídos pelos animadores da paróquia anfitriã.
Ao nível do conteúdo, a formação assentou na definição de Pastoral Juvenil, a partir de um documento da Conferência Episcopal Portuguesa. Depois foi apresentada a estrutura geral do SDPJV e, finalmente, foram explanados alguns princípios gerais relativos à utilização do Projecto GPS em grupos de jovens pré e pós crisma.
Ficou levantada como necessidade premente a criação de uma Equipa Arciprestal de Pastoral Juvenil para fazer a ponte entre as diversas instância e também a necessidade de os animadores juvenis procurarem formar-se. Sobre isto referiu-se a Assembleia de Animadores de Aveiro (A3) que terá lugar no dia 23 de Outubro, a apartir das 9h00, no Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro (“caloiródromo”).

Novos projectos para os jovens
A terminar, o Pe. José António Carneiro, enquanto assistente com o Pe. José Carlos, da Pastoral Juvenil e Vocacional do Arciprestado de Águeda, entregou uma circular a todos os animadores, bem como uma calendarização arciprestal ao nível da Pastoral Juvenil e Vocacional.
Fez saber, que para o dia 6 de Novembro está agendado um Encontro Arciprestal de Jovens que assinala o início do novo ano pastoral. Terá lugar em Águeda, com acolhimento às 14h30, junto à Igreja Matriz. Ondina Matos, directora do SDPJV, e Pe. João Alves, Reitor do Seminário de Aveiro, são os dois oradores convidados para duas intervenções.
O mesmo sacerdote pediu que todas as paróquias do arciprestado escolham um delegado paroquial de Pastoral Juvenil e Vocacional que fará a ligação entre a paróquia, o arciprestado e a diocese. Com esses delegados será criada a Equipa Arciprestal de Pastoral Juvenil e Vocacional. Ao meso tempo, foi lançado um concurso para a criação do logotipo da Pastoral Juvenil e Vocacional do Arciprestado. Os trabalhos devem ser enviados para o email arciprestadoagueda@hotmail.com até ao dia 31 de Dezembro deste ano.

Sem comentários: