terça-feira, 26 de outubro de 2010

BISPO DE AVEIRO VISITA ÓIS DA RIBEIRA A 28 DE NOVEMBRO



O Bispo de Aveiro, D.António Francisco dos Santos, virá sagrar o altar e benzer o Ambão da Igreja de Óis da Ribeira no dia 28 de Novembro, às 10.15 horas, precisamente no mesmo dia em que a Tuna de Óis da Ribeira comemora o 113º aniversário.
A Eucaristia terá inicio às 10.15 horas e será animada pela aniversariante Tuna ribeirense que não poderia ter assim melhor enquadramento para festejar mais este aniversário.
Após a Eucaristia far-se-á a romagem ao cemitério, presidida pelo Bispo de Aveiro que presidirá, assim, à efeméride da Tuna.

Recordamos que a Igreja de Santo Adrião de Ois da Ribeira foi recentemente requalificada quer no altar-mor e altares laterais - pelo restaurador António Monteiro ( que também requalificou as imagens existentes) - quer em termos da mesa do altar e do Ambão que foram mandados fazer, de raiz ... e de pedra.

Lembramos ainda que no decurso deste restauro que durou aproximadamente um ano foi também reposta a primitiva pia baptismal que se encontrava no exterior. Esta,depois de requalificada, encontra-se agora junto do altar da celebração embora não vá ser benzida porque já o foi... mas também estará em foco uma vez que nesse mesmo dia da sagração do altar e da bênção do Ambão o Bispo de Aveiro irá presidir, também, na mesma celebração, ao baptismo de duas crianças filhas de pais ribeirenses embora se encontrem a residir fora de Ois da Ribeira em virtude do casamento
Uma vez que a celebração irá ter um ritual próprio, e para não interferir também com a celebração do aniversário da Tuna não se fará a procissão com o andor de Santo Adrião como tem sido feita de há poucos anos a esta parte...
Mas mesmo assim motivos de festa não irão certamente faltar e Bispo da Diocese de Aveiro irá ser acolhido á maneira ribeirense de uma forma que não vai certamente esquecer esta primeira visita a terras de santo Adrião.

Sem comentários: