segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Apresentada III etapa do Plano Pastoral Diocesano


Pelas 15:H00 de Domingo, dia 10, no auditório do Seminário de Aveiro reuniram de toda a diocese, agentes da pastoral e leigos, Diáconos, Religiosas e Párocos e alguns Arciprestes.
A Oração de abertura foi coordenada pelo Padre Francisco Rodrigues Melo, Vigário Episcopal da Pastoral Geral, para integração na temática, “ A IGREJA DIOCESANA ORANTE… É LUGAR DE ESPERANÇA!”.
Seguiu-se a apresentação do objectivo geral e respectiva justificação,-…” descobrir na dimensão litúrgica e celebrativa e na religiosidade popular, o alimento espiritual para sustentar e dinamizar o processo de Formação Cristã , pretendendo-se que todos os fieis descubram o valor essencial da celebração litúrgica que a Igreja oferece, de modo a potenciar o seu empenhamento para uma participação mais activa na vida eclesial”…- que esteve a cargo do Padre José Manuel Marques Pereira, Coordenador da Pastoral Litúrgica da Diocese.
Para a concretização dos 12 Objectivos mais específicos impõe-se a necessidade da ORAÇÂO e da ACÇÃO EUCARÍSTICA, como attitudes fundamentais a revitalizar.
Cada arciprestado reuniu depois com os representantes presentes no intuito de apurar acções concretas e a pôr em prática mediante as realidades das respectivas paróquias, de forma a viabilizar as solicitações da diocese.
Propostas exequíveis foram apresentadas em plenário pelos respectivos porta-voz e foi depois em jeito de encerramento que o nosso Bispo D. António Francisco de dirigiu à numerosa assembleia, saudando a todos e deixando breves “mensagens”.
Aos jovens…”não tenhais medo de interpelar…sede parte activa da Igreja…que vos ensinemos e aprendamos a viver convosco pois queremos ajudar-vos a descobrir o caminho”…!
Aos agentes da pastoral e cristãos em geral… “ Urge formar equipas de conselhos paroquiais e equipas de pastoral litúrgica”… e aos arciprestados sublinhou concluindo…” que haja uma acção pastoral eficaz e que o plano diocesano seja acolhido, reflectido e traduzido para que em cada Paróquia seja concretizado”…!
E foi rezando e cantando em uníssono que nos despedimos na esperança de levar por diante estes desafios para sermos uma Igreja mais disponível, comprometida e acolhedora.

Salientamos que o Arciprestado de Águeda esteve representado por 40 pessoas: agentes da pastoral; jovens; adultos; religiosas e sacerdotes (quatro presentes neste momento, mas estiveram sete padres do arciprestado)… um bom auspício para o futuro!.

O resultado foi positivo e houve unanimidade nas propostas apresentadas: " 1 –FORMAÇÃO: necessidade de formação litúrgica e específica direccionada aos diversoa agentes da pastoral, tais como: Acólitos, Leitore; Admonitores; Cantores; Zeladoras; Ministros da Comunhão; Catequistas, etc.;

2 – ORAÇÂO : aprender a rezar ouvindo também o silêncio; criar grupos e espaços de Oração, aproveitando e revitalizando os que já existem... para maior compromisso dos leigos;

3 - CATEQUESES – inovar e utilizar meios apelativos com adultos, famílias e crianças e joven;

4 – DAR MAIS SENTIDO AOS ACTOS DE FÉ – o porquê de fazer?! Para fazer tem que se gostar de…;

5 – VIVER AS CELEBRAÇÕES – aqui importa fomentar a participação nas Eucaristias principalmente dos que andam na catequese; que a sua participação seja activa, vivendo os Sacramentos de Iniciação Cristã – Baptismo, Comunhão e Crisma – com integração das festas de catequese.

6 – IGREJAS ABERTAS - depois das vagas de assaltos importa ter as igrejas abertas durante o dia nem que haja um trabalho maior na vigilãncia;

7 – CRIAR SITE OU BLOGUE – a criação destes espaços podem servir para interagir, partilhar experiências e pôr as paróquias mais em sintonia… podendo ser criado um “grande encontro arciprestal”…;

8 – INOVAR… ESTAR EM SINTONIA… COMO LEVAR AS PESSOAS A PARTICIPAR NAS FORMAÇÕES... (PORQUE JÁ SE VÃO FAZENDO E POR NORMA OU SÃO SEMPRE OS MESMOS OU QUEM ESTÁ NÃO É QUEM MAIS NECESSITA)… EIS AS QUESTÃO MAIS PREOCUPANTES.... PARA QUE A EUCARISTIA SEJA A MAIS ENRIQUECEDORA ORAÇÃO ONDE TODOS DEVIAM PARTICIPAR DE FORMA MAIS APELATIVA E ACTRATIVA...”

APOSTAR NOS JOVENS.... É O GRANDE DESAFIO DO BISPO D. ANTÓNIO FRANCISCO...

Como motivá-los é o cerne da questão….

Texto:
Helena Nogueira

Sem comentários: