segunda-feira, 30 de maio de 2011

Jovens de Águeda viveram “Go(o)d Night”




















































































Boa afluência de participação juvenil permite pensar na reedição da iniciativa da EAPJVÁgueda no próximo ano

A iniciativa organizada pela Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil e Vocacional de Águeda designada “Go(o)d Night” reuniu, na noite de 27 para 28 de Maio, mais de 200 jovens acompanhados por mais de 40 animadores e ainda por mais de uma dezena de pais e adultos que se associaram ou à actividade inteira ou a partes da peregrinação.
Os objectivos previstos pela EAPJVÁgueda foram cumpridos na generalidade o que leva a afirmar que no cômputo geral a iniciativa foi extremamente positiva.
A peregrinação que começou em Bolfiar (um lugar da Freguesia de Águeda) e terminou em Belazaima do Chão foi uma oportunidade para todos os participantes reforçarem laços de unidade e de amizade, mas ficou pautada, também, por diversos e sentidos momentos de oração individual e comunitária.
Depois do acolhimento na praia fluvial de Bolfiar, os jovens dirigiram-se para a Capela de S. Geraldo e aí celebraram Eucaristia presidida pelo Padre Francisco Rebelo e concelebrada pelos Delegados arciprestais para a Juventude em terras de Águeda: Padre José António Carneiro e José Carlos Pereira.
No fim da missa, a peregrinação seguiu até à praia fluvial da Redonda (na freguesia da Castanheira), não sem antes os participantes tomarem maior conhecimento da Mensagem de Bento XVI para as Jornadas Mundiais da Juventude, que decorre em Agosto, em Madrid.
Na Redonda, os participantes puderam ouvir “vozes da noite”, experimentando e contemplando a noite, o escuto, as estrelas, o silêncio, o vazio e o nada.
Depois de um reconfortante chá, começou a recitação do terço que decorreu até Belazaima, onde se chegou pelas 4h30.
O programa continuou com dinâmicas, com a Via Lucis, e com a oração da manhã, preparadas por diferentes grupos de jovens do arciprestado.
Para o encerramento, antes do pequeno-almoço, realizou-se uma largada de balões, que para além do colorido que deram ao nascer do sol, levavam escritos os sentimentos que os participantes experienciaram durante a noite.
Com a “Go(o)d Night ‘11”, a EAPJVÁgueda terminou as suas actividades deste ano, olhando e preparando, agora, a participação de alguns jovens na JMJ.
Pela afluência de participantes e pelas positivas avaliações pessoais até ao momento, tudo leva a crer que a iniciativa possa ser reeditada noutras oportunidades.

2 comentários:

Paulo disse...

Expresso o meu lamento e meu protesto pelo facto de este grupo ter atravessado ruas de Belazaima pelas 5:45h, fazendo um significativo barulho com a "ajuda" de um megafone, no mais elementar desrespeito pelo direito dos cidadãos ao recato nocturno.
Paulo Domingues

arciprestado de Águeda disse...

Olá Paulo
Aceito o seu protesto. Permita contudo dizer que avisamos as instâncias devidas. Soube inclusivamente que a Junta de Feguesia de Belazaima procurou avisar os moradores.
Lamento se o aviso não chegou até si.