terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Padres e diáconos da UPA em passeio pelo Norte

Padres e Diáconos ao serviço da Unidade Pastoral de Águeda (UPA) foram bafejados pela oportunidade de um dia diferente. Um dia de convívio fraterno, de passeio descontraído, de contacto, embora limitado, com a cultura sício-religiosa-pastoral da Arquidiocese de Braga.
Foi a 4 de Janeiro deste novo ano da graça do Senhor de 2010.
Como primeiro ponto de encontro escolheu-se a Catedral de Braga, um monumento sumptuoso, cruzamento de múltiplos estilos, renovado há poucos anos.

Foi nosso guia o nosso diácono José António originário daquelas terras bracarenses e este ano companheiro desta equipa da UPA. Uma visita que permitiu, através dos testemunhos artísticos, pela arquitectura, escultura, pintura e outras artes, percorrer largos séculos do evoluir histórico daquele lugar e sociedade, nem sempre coerente e isento de contradições.



Rumámos depois até ao Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo. Pelo caminho curto até à Igreja de S. Paulo foi possível a visão de edifícios deste centro histórico, nomeadamente a Torre e Porta da cidade, encimada pelo nicho de Nossa Senhora da Torre.


No Seminário, após breve visita à igreja barroca, claustro e algumas dependências de um antigo edifício muito bem conservado e interessante, fomos acolhidos fraterna e cordialmente pela Equipa Formadora, incluindo o simpático Reitor, cónego Vítor Novais. Aí almoçamos com outros responsáveis e alunos e a presença gratificante do Senhor Arcebispo D. Jorge Ortiga e do padre João Fernando, pároco do nosso diácono.
Foram momentos de convívio muito apreciados por todos nós e para quem dá testemunho, desconhecedor do programa, uma magnífica surpresa.
Ainda tivemos a satisfação de visitar as instalações do Diário do Minho, órgão jornalístico da Arquidiocese de Braga, onde o nosso guia trabalhou, e aí admirar a forma como todo o corpo redactorial o recebeu e nos acolheu, com a presença do director, padre José Miguel.


E, como os dias de Janeiro são curtos, partimos de imediato para S. Torcato, freguesia de Guimarães, terra natal do diácono José António.
Iniciamos a visita pelo Santuário de S. Torcato, um templo granítico, grandioso, de características revivalistas (neogótico), projecto desenhado em 1868, ainda não totalmente concluído.
Seguiu-se a Igreja Paroquial, chamada de Igreja Velha de S. Torcato, que só pudemos visitar exteriormente. Um monumento histórico de algum interesse, no alto de uma pitoresca colina. Mosteiro beneditina fundado no século XI, mais tarde dos Agostinhos, foi possível vislumbrar duas capelas românicas, à direita da frontaria e uma outra a norte, um elegante cruzeiro, de pedra trabalhada, espaços exteriores reveladores de um antigo mosteiro rural medieval.

Caía a noite quando pudemos saborear o acolhimento aberto e simpático da mãe do nosso diácono e guia, em sua casa, bem como a generosa e diversificada merenda.
Foi boa, repousante, animada e animadora, esta bela partilha cristã em tempo de Natal.


Texto e fotos do Diácono Augusto Semedo

Sem comentários: