quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Papa quer padres no ciberespaço

Percebem porque é que os padres e diáconos do Arciprestado de Águeda decidiram criar este espaço/blogue e pretendem estar a par das novas tecnologias? Então continuem a ler....



Bento XVI quer que os padres aproveitem as potencialidades das novas tecnologias, na área da comunicação, marcando uma presença diferente no mundo “digital”.

Os sacerdotes, indica o Papa, devem “anunciar o Evangelho recorrendo não só aos media tradicionais, mas também ao contributo da nova geração de audiovisuais (fotografia, vídeo, animações, blogues, páginas internet) que representam ocasiões inéditas de diálogo e meios úteis, inclusive para a evangelização e a catequese”.

“Os novos media oferecem aos presbíteros perspectivas sempre novas e pastoralmente ilimitadas”, acrescenta.

Os desafios são lançados na mensagem para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, que terá como tema “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”e será celebrado a 16 de Maio de 2010.

"A vós, queridos Sacerdotes, renovo o convite a que aproveiteis com sabedoria as singulares oportunidades oferecidas pela comunicação moderna. Que o Senhor vos torne apaixonados anunciadores da Boa Nova na «ágora» moderna criada pelos meios actuais de comunicação", indica o Papa.

A celebração deste ano pretende levar os padres a considerar os novos meios de comunicação como um recurso para o seu ministério.

“O desenvolvimento das novas tecnologias e, na sua dimensão global, todo o mundo digital representam um grande recurso, tanto para a humanidade no seu todo como para o homem na singularidade do seu ser, e um estímulo para o confronto e o diálogo”, indica Bento XVI.

Reconhecendo que “os modernos meios de comunicação fazem parte, desde há muito tempo, dos instrumentos ordinários através dos quais as comunidades eclesiais se exprimem”, o Papa precisa que “a sua recente e incisiva difusão e a sua notável influência tornam cada vez mais importante e útil o seu uso no ministério sacerdotal”.


Padres apostam na Internet
Para Bento XVI, as “vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas” tornaram-se um instrumento útil para abordar “ questões no âmbito das grandes mudanças culturais, particularmente sentidas no mundo juvenil”.

“Pondo à nossa disposição meios que permitem uma capacidade de expressão praticamente ilimitada, o mundo digital abre perspectivas e concretizações”, acrescenta.

Em pleno Ano Sacerdotal, o Papa escreve que o sacerdote acaba por encontrar-se como que no limiar de uma "história nova", porque “quanto mais intensas forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelo mundo digital, tanto mais o sacerdote será chamado a ocupar-se pastoralmente disso, multiplicando o seu empenho em colocar os media ao serviço da Palavra”.

Bento XVI alerta para o risco de uma utilização “determinada principalmente pela mera exigência de marcar presença e de considerar erroneamente a internet apenas como um espaço a ser ocupado”.

“Aos presbíteros é pedida a capacidade de estarem presentes no mundo digital em constante fidelidade à mensagem evangélica, para desempenharem o papel próprio de animadores de comunidades, que hoje se exprimem cada vez mais frequentemente através das muitas «vozes» que surgem do mundo digital”, observa.

Através dos modernos meios de comunicação, assinala Bento XVI, “o sacerdote poderá dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo, conjugando o uso oportuno e competente de tais meios - adquirido já no período de formação - com uma sólida preparação teológica e uma espiritualidade sacerdotal forte”.

“No impacto com o mundo digital, mais do que a mão do operador dos media, o presbítero deve fazer transparecer o seu coração de consagrado, para dar uma alma não só ao seu serviço pastoral, mas também ao fluxo comunicativo ininterrupto da «rede»”, diz ainda.

O Papa lembra a necessidade de assegurar sempre “a qualidade do contacto humano e a atenção às pessoas e às suas verdadeiras necessidades espirituais”.

“Uma pastoral no mundo digital é chamada a ter em conta também aqueles que não acreditam, caíram no desânimo e cultivam no coração desejos de absoluto e de verdades não caducas, dado que os novos meios permitem entrar em contacto com crentes de todas as religiões, com não-crentes e pessoas de todas as culturas”, frisa Bento XVI.


Ler também:

Papa no Facebook e no iPhone

2 comentários:

CAMINHO CONTIGO, JESUS disse...

Estou contente por termos um Papa que acompanha a evolução dos tempos... Não haja dúvida que é uma boa oportunidade para o presbítero dar a conhecer a Palavra de Deus à humanidade, independentemente da religião ou raça ... Talvez seja esta uma boa maneira de as pessoas encontrarem o verdadeiro caminho que as leva até Deus.
PAZ e LUZ nos vossos corações...
Manuela

Rosa disse...

Creio que será por todos bem recebida esta vontade de Bento XVI, de levar Jesus aos que, de coração aberto, O procuram e O querem melhor conhecer.
Vontade que vem reforçar um trabalho já iniciado há algum tempo por muitos e entre nós pelo Arcipreste de Águeda, P. Júlio.
Penso que esta é uma face interessante da Evangelização.
Mas bom seria que em cada Eucaristia em que "ainda" se tem pessoas concretas, essa mensagem fosse bem estruturada e bem comunicada... de outra forma, os fieis não colhem para a sua vida a Palavra que é fé para momentos de incerteza, esperança num amanhã melhor se esperarmos em Deus, e caridade que todos deveríamos ter como "vivência" mais profunda e séria nas nossas vidas.
De uma e de outra forma, saibamos aproveitar esses meios e traduzir- los em "acções" onde quer que estejamos...