sábado, 27 de fevereiro de 2010

Assaltos a Cemitérios: Comunicado do Clero Arciprestal



Reunido no habitual encontro mensal, no Centro Social e Paroquial de Recardães, o Clero do Arciprestado de Águeda, da Diocese de Aveiro, reflectiu e analisou a recente “onda” de assaltos a cemitérios localizados no território deste Arciprestado. Da reflexão resultou a seguinte tomada de posição:
1. Os cemitérios são espaços de jurisdição autárquica.
2. Ao mesmo tempo, são espaços onde a Igreja interage na celebração do Ritual das Exéquias e sepultura de cadáveres e, ainda, nas celebrações anuais de Fiéis Defuntos.
3. Neste sentido, para os cristãos, o cemitério é um local sagrado, apesar da sua laicização. O Ritual das Exéquias prevê, inclusivamente, a bênção das sepulturas.
4. Mesmo do ponto de vista meramente humano, os cemitérios são locais de respeito e consideração porque são lugar de repouso dos antepassados.
5. O Clero Arciprestal de Águeda, consternado e entristecido, repudia, veementemente, todos os actos de vandalismo e usurpação que vários cemitérios localizados em território arciprestal têm sido alvo.
6. Entende o Clero de Águeda que tais actos, para além criminosos, manifestam um grave desrespeito pela memória dos antepassados.
7. A crise económico-financeira que atravessamos não pode ser justificação e desculpa destes actos. Estes crimes reflectem uma certa mentalidade actual, insensível e desrespeitadora, apostada em extirpar os valores do humanismo cristão, como a dignidade humana, a fraternidade, a solidariedade e o amor.
8. Da nossa parte fica o compromisso de alertar e sensibilizar o Povo de Deus a nós confiado para um cuidado redobrado e maior cautela quanto a bens pessoais e familiares.
9. Não nos resta, desde modo, outra possibilidade que fazer votos para que as autoridades competentes tenham à sua disposição os recursos humanos e os efectivos necessários para maior vigilância destes espaços. E que a investigação destes actos criminosos leve à punição de quem os cometeu.

Centro Social e Paroquial de Recardães
25 de Fevereiro de 2010

Sem comentários: